SAXS: Estrutura, transporte e fotocondutância de monocamadas de pontos quânticos de PbS funcionalizados com um derivado de ftalocianina de cobre.
- Instrutécnica
- 04/06/2024
- 8:00 pm
Neste estudo, nanocristais de PbS foram simultaneamente funcionalizados na superfície com Cu 4,4′,4′′,4′′′-tetraaminofitalocianina e montados em monocamadas macroscópicas. A microscopia eletrônica e a dispersão de raios-X revelam uma estrutura mesocristalina granular com forte coerência entre a rede atômica e a super-rede de nanocristais dentro de cada domínio.
A espectroscopia de terahertz e as medidas de transístor de efeito de campo indicam um acoplamento eficiente de buracos em todo o filme fino híbrido, em conjunto com uma pronunciada fotoresposta. Esses filmes híbridos de nanocristais são principalmente mono-camada e consistem em domínios mesocristalinos. A espectroscopia de terahertz revela mobilidades AC da ordem de 1 cm²/Vs em escalas de comprimento semelhantes ao tamanho típico de um domínio. Para escalas de comprimento e tempo maiores, onde o espalhamento de portadores é relevante, a mobilidade é substancialmente reduzida. Filmes de nanocristais de PbS encapsulados com ftalocianina demonstraram eficácia em transistores de efeito de luz, alcançando uma razão IOn/IOff de ≤ 250 para um dispositivo não otimizado.
Portanto, a viabilidade deste material para aplicações optoeletrônicas ao fabricar um transístor de efeito de luz foi confirmada. O uso de dispersão de raios-X (SAXS) foi crucial para compreender a estrutura granular mesocristalina deste material, fornecendo insights valiosos sobre a organização dos nanocristais em nível nanoscópico.
Para ver o artigo completo, clique aqui.